quinta-feira, 17 de novembro de 2011

BRASIL SAUDADES MIL...


Nunca pensei que um país pudesse ter uma alma, alguma coisa tão grande que te completa e que faz parte de você, e cada dia mais forte um desesperado desejo de Regresso.
Quando essa alma vive dentro de você, eh como ter um animal feroz que rói o teu estômago e a cada movimento teu, a cada pensamento teu, difunde uma sensação incrível, ao mesmo tempo tão doce, mas que congela as tuas veias. 
E você vive se perguntando o que eh?
O que eh essa dor melancólica que chega juntamente com um sorriso te deixando triste, mas com uma angustiada felicidade? Bloqueando teus passos, onde esteja, em casa, no cinema, no carro, pelas ruas… e ficamos ai parado como se um fantasma, por um instante, transportasse a nossa essência no infinito.
Às vezes eh causado por um perfume, uma musica, por tuas lembranças que vivem no dia-a-dia; e quando acontece você fica ali extasiado, esperando que termine.
Eh como estar sozinho, estupidamente e inconscientemente sozinho...
Mesmo estando em companhia.
Passa alguns segundos para que eu possa entender onde estou, USA ou Brasil?
Olho ao meu redor e com imensa desconsolação vejo que estou nos USA.
Eu vivo assim… e esse eh o Brasil.
Uma alma quente que me enlouquece quando estou distante e me consola quando estou lá, e que vive dentro de mim.
O Brasil eh uma cor, uma musica!
Todo dia eh dia de festa e as casas se enchem de amigos… sempre, mesmo que seja segunda-feira, dia de trabalho.
Ninguém fica se preocupando se a comida eh requintada, o importante eh a companhia, a alegria; basta um pouco de cerveja, carne na brasa, suco de fruta para as crianças e esquecer da dura jornada de trabalho, e se vive dia a dia, como se fosse sempre o ultimo.
Sempre recebidos com um forte e quente abraço em todos os aspectos de harmonia, simplicidade e nobre hospitalidade.
Mas a coisa fantástica eh que tudo isso acontece em famílias ricas e também pobres, sem nenhuma diferença de hospitalidade.
O Brasil com seus imensos braços aconchega essa maravilhosa sociedade, sempre crescente, do mais pobre ao mais rico.
Para os brasileiros a nação eh muito importante, existe um grande patriotismo e principalmente muita esperança.
Quando pelas ruas se encontra um carrinho de água de coco, ninguém resiste àquela simples e humilde frescura, e se encontram ali, naquele momento, ricos e pobres, juntos, sem nenhuma distinção.
Eu gostaria de viver em Goias, estado de minha mãe e de minha família, gostaria de ficar lá, para não ter que viver aqui em meio a tantos preconceitos, usando máscaras sobre máscaras e mais máscaras de personalidade, vendo e sentindo a falta de patriotismo dos conterrâneos, que se venderam por ilusões. Esqueceram as alegrias...a hospitalidade...a terra natal. Estes cujo espírito não defende o seu solo e o seu idioma, entrega a alma ao estrangeiro, deixo apenas minha indiferenca.
Ja aos brasileiros que são na maioria católicos e têm muita fé em Deus; eh verdade porem que existem muitos problemas, mas quando debaixo de uma mangueira você morde aquela doce fruta vagabundeando em meio a tantas cores e perfumes, você esquece dos problemas.
Eu sou assim, profundamente apaixonada por ti meu BRASIL e a real distancia que me oprime de contínuo, sem nunca conseguir encontrar uma regra, um equilíbrio. Muitas vezes, após esse meu habitual devaneio, fico calada por alguns minutos continuando a procurar o meu equilíbrio… inutilmente; mas me pergunto assim mesmo o que seja essa dor tão grande e extraordinariamente doce como uma fruta e ao mesmo tempo tão acida?
E quando volto pra casa e me lavo com um sabonete comprado no Brasil, sinto repentinamente um terrível vazio dentro de mim e entendo, somente nesses momentos, que essa agonizante dor se chama “SAUDADE”, e que mesmo me fazendo sofrer tanto, me faz viver com o BRASIL no coração.

Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE! 

Deus fortaleça os meus passos para suportar ate o tempo determinado...
Fui...